terça-feira, 7 de abril de 2009

TRANSFERÊNCIA DE EMBRIÕES

Consiste na multiplicação, de forma acelerada, do material genético de fêmeas (doadoras) consideradas superiores, dentro de cada criatório.
Atualmente é a técnica mais acessível e de melhor aproveitamento da vida reprodutiva de uma doadora provada.
Para tal, as doadoras serão submetidas a tratamentos com hormônios, que atuarão sobre os ovários causando múltiplas ovulações (superovulação). Esses óvulos se fertilizados após as inseminações, serão coletados e avaliados uma semana após.
Os embriões considerados viáveis, poderão ser transferidos para outras fêmeas chamadas receptoras (transferência a fresco) ou congelados para posterior aproveitamento (serem descongelados e transferidos em outra oportunidade).
Embriões viáveis poderão ainda ser bipartidos e transferidos a fresco.
A transferência (inovulação) a fresco ou pós-descongelamento consiste na deposição do embrião no útero de receptoras previamente selecionadas.
Em uma mesma doadora podem ser feitas várias coletas durante um ano, o que permite que uma doadora produza muitos bezerros por ano, sendo que, em condições normais, produziria apenas um.

Objetivos

Este Blog tem por finalidade, falar sobre duas biotécnicas que já estão sendo usadas em grande escala na reprodução bovina, que são, a Transferência de embriões e Fecundação in vitro. Discutir também suas finalidades, pesquisas recentes sobre seus desempenhos, ganhos, viabilidade, dentre outros.